top of page

NFS-e o que nossos clientes precisam saber?


Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) trará muitos benefícios para os contribuintes prestadores de serviços, mas como as empresas devem se adequar frente aos diferentes layouts de integração das Prefeituras?

MAS QUAL É A DIFICULDADE?

A principal dificuldade é a falta de padrão na integração entre prefeituras e contribuintes. Cada município vem adotando um modelo diferente de integração, dificultando o desenvolvimento da comunicação no sistema de gestão, e os que mais sofrem são as empresas com várias filiais e os desenvolvedores de softwares de gestão (ERP). Existem diversos modelos de integração diferentes. Se compararmos com a NF-e, que possui um único modelo de integração independente do estado, já podemos imaginar a diferença entre as duas Notas Eletrônicas e o volume de trabalho necessário para manter uma solução que atenda perfeitamente a este cenário.


DIFERENÇAS NOS PADRÕES DOS MUNICÍPIOS:

São vários fatores e itens que dificultam, irei citar apenas alguns dos itens que podem variar de acordo com o ambiente de cada prefeitura, evitando de ficar muito longo caso fosse citar todos, segue abaixo:

- regras de validação, como quantidade de itens de serviço, impressão e outras;

- layouts com informações diferentes, depende da necessidade de cada município;

- integração online (webservices) e offline (arquivos TXT ou XML);

- Certificado Digital, algumas prefeituras solicitam apenas usuário e senha.

Conforme as prefeituras estão se adequando, novos padrões de integração vão surgindo, para empresas com atuação a nível nacional como é o caso da FAQsystem Programa Fiscal, este pode se tornar um cenário que trará grande demanda técnica e custo operacional muito elevado para atender mais de 5.500 municípios com suas respectivas prefeituras e infelizmente tornando o PROJETO de Integração totalmente inviável.

ESPERAMOS QUE EM BREVE ESSE CENÁRIO MUDE E TODAS AS PREFEITURAS POSSAM CRIAR UM ÚNICO LAYOUT COM TODAS AS INFORMAÇÕES UNIFICADAS E COM CERTEZA IREMOS OFERECER UM PROGRAMA DE QUALIDADE PARA TODOS OS NOSSOS CLIENTES.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page