top of page

O QUE É NF-e


NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

A emissão de NF-e, vem sendo cada vez mais utilizada por todas as empresas, atualmente é obrigatória apenas para empresas que exercem determinadas atividades operacionais, principalmente para os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS e do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, lembrando que em breve a NF-e será obrigatória para todas as empresas, continue lendo iremos abordar as principais informações que você precisa saber da NF-e.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR A EMITIR NF-e

Antes de iniciar a emissão de NF-e, existe uma série de passos necessários para a sua empresa poder emitir as notas fiscais eletrônica, abaixo você terá todas as informações necessárias.:

PRIMEIRO:

Você deve Falar com o seu Contador, a implantação da NF-e requer algumas configurações que necessariamente precisarão da orientação de um Contador.

SEGUNDO:

Adquira um certificado digital para ter validade jurídica, a nota fiscal eletrônica precisa de uma assinatura digital, para confirmar sua autenticidade e provar que foi a sua empresa que emitiu a nota. Você deverá adquiri-lo junto a uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP), em caso de Filiais terá que ter um certificado por cada estabelecimento do contribuinte, existem dois tipos de certificado o A1 e A3, porém nós orientamos aos nossos clientes a usar certificado modelo A1, não nos responsabilizamos por instabilidades ou mal funcionamento causados pelo certificado modelo A3, na dúvida consulte e peça orientação ao seu contador.

TERCEIRO:

Estar com a inscrição estadual regular e estar credenciado na SEFAZ (permissão para emissão), seu contador pode lhe auxiliar no credenciamento.

QUARTA:

Possuir Código de Segurança do Contribuinte - CSC (token), fornecido pela SEFAZ no ato do credenciamento.

QUINTA:

Completar o cadastro do produto com NCM e Situação Tributária, tenha sempre esses dados cadastrados nos produtos antes da emissão de NF-e.

SEXTA:

Garantir que seus equipamentos atendam ao minimo necessário, a impressora deve ter comunicação livre com o windows, ou seja, ser capaz de imprimir qualquer documento do windows.

Quais são os tipos de Nota Fiscal Eletrônica?

Como mencionado acima, existem atualmente 3 tipos de notas fiscais eletrônicas, cada uma servindo para substituir determinados documentos:

A NF-e foi criada para substituir as notas fiscais de modelos 1 e 1A, utilizadas nas operações de venda e prestação de serviço, que está relacionado à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Já a NFS-e foi criada para substituir a Declaração de Serviço, documento exigido pelo município e que está relacionado à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço).

Enquanto isso, a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) substitui diversos documentos exigidos para se fazer o transporte de carga (Modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27).

Quais os principais benefícios?

São várias as vantagens da implementação de notas fiscais eletrônicas, tanto para as empresas quanto para o governo e para a sociedade. Entre as mais significativas estão:

  • Redução do impacto ambiental com a diminuição da utilização de papel;

  • Diminuição do tempo de parada dos caminhões nas estradas e fronteiras pela facilidade em sua fiscalização, e consequentemente do tempo de entrega das mercadorias;

  • Redução dos custos com armazenamento de documentos para as empresas;

  • Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;

  • Aumento da confiança e credibilidade nos documentos fiscais;

  • Ampliação do controle fiscal, com a possibilidade de intercâmbio e troca de informações entre os fiscos;

  • Redução dos custos de impressão e aquisição de papel.

Como a implantação do projeto da NF-e é gradativa, algumas das vantagens apenas serão observadas a longo prazo. Contudo, os benefícios que já podem ser notados são significativos a ponto de várias empresas estarem aderindo facultativamente à emissão das notas fiscais eletrônicas.

O que muda com a NF-e?

Além da substituição de grande parte das notas de papel instituindo um novo modelo digital de documento fiscal, a implantação do modelo de notas fiscais eletrônicas representa um grande avanço tecnológico além de trazer praticidade ao dia-a-dia empresarial. Até pouco tempo atrás as empresas perdiam muito tempo para digitar e conferir as notas fiscais. Hoje o procedimento é mais prático, pois há a possibilidade de importar os dados de arquivos compatíveis (formato XML). Mas a alteração mais significativa é o fato de que as informações das operações das empresas ficarem disponíveis no site da Receita por até 180 dias, com a possibilidade de serem consultados a qualquer momento pela internet com a utilização de uma chave de acesso que é gerada com a emissão da nota.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page